domingo, 1 de julho de 2012

Lentidão e Agilidade nas investigações a Políticos.

A Unasul suspendeu a participação do Paraguai na reunião do Conselho Sul-Americano convocado de forma extraordinária. O motivo parece óbvio, alguns paises não reconheceram e não reconhecem o novo governo do país, depois do impeachment do então presidente Fernando Lugo. 

Até ai nem entro no mérito da questão. O que quero expor aqui é a opinião de vários governos, inclusive o brasileiro, ao falar da "agilidade" para derrubar o "ex-presidente". Em menos de dois dias Fernando Lugo foi destituído do cargo. Julga-se que o político não teve tempo para o contraditório, ou seja, de se defender. Pode até ser que ele não tenha se defendido, mas bem que a moda podia pegar no Brasil.

Aqui é o contrário. Um exemplo: O mensalão depois de trocentos anos pode ser, vejam só, "pode ser" julgado este ano. É um absurdo. Sabe por que as autoridades brasileiras estão falando de pouco tempo de defesa? É porque aqui no país tempo de defesa é igual à: 1) Buscar buracos na lei pra contornar a coisa; 2) Arrumar algum atestado médico de insanidade; 3) Comprar as testemunhas ou pessoas que possam confirmar as acusações; 4) Fazer lobby no meio político para evitar as punições e para finalizar 5) Afinar o discurso dos demais envolvidos para que ninguém seja descoberto e todos continuem o mesmo trabalho de ganhar dinheiro às custas do contribuinte.

Acho que o problema não é a agilidade, mas sim a falta de impunidade que prevalece, principalmente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário