sexta-feira, 1 de junho de 2012

Refletir a profissão de Jornalista

Esta semana fui fazer uma matéria onde nós acompanhamos uma reunião com moradores, representante do órgão de trânsito e comerciantes. O assunto era uma rua onde o trânsito é complicado. Soluções foram dadas todas com prazos, que vamos cobrar. A reunião foi proposta por nós, imprensa.

Depois da reunião ao voltar para a emissora conversava com o repórter cinematográfico sobre a responsabilidade na nossa profissão de Jornalista, homens e mulheres da imprensa. Se tudo que foi proposto for realmente cumprido a vida de muitos estudantes, comerciantes e moradores vai ser alterada. É uma responsabilidade imensa.
 
Pensando nisso comecei a pensar o quanto temos, nós imprensa, que ter cuidado com o que falamos, como falamos e porque falamos ( caso da TV ), pois, querendo ou não, a influência é gigantesca. Daí pensava qual a característica que um profissional da área de comunicação deve ter. Cheguei a conclusão de antes de ser um profissional, o jornalista deve ser uma pessoa íntegra. Tem que ser uma pessoa de Carácter. Pessoas de má índole podem usar toda esta influência para benefício próprio e não de outrem.
 
Acho importante parar algumas vezes e pensar sobre a profissão, sobre as implicações éticas e morais. O fazer do dia-a-dia muitas vezes nos torna mecânicos numa profissão que o dinamismo, não só de tempo e espaço, é necessário. Amigos jornalistas façamos reflexões para melhorar nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário